OSB Jovem se apresentará na UERJ

No dia 25 de abril, a OSB Jovem subirá novamente ao palco do Teatro Odylo Costa, filho, na UERJ, desta vez sob regência do maestro convidado Ignacio Garcia Vidal e com a participação especial do clarinetista Márcio Costa. No repertório, obras de Louis Spohr e Ludwig Van Beethoven.

Em 2024, a OSB Jovem segue para o seu segundo ano de atividades, com temporada própria e mentoria de músicos da OSB. O grupo reúne 50 músicos em busca de desenvolvimento musical, prática orquestral e perspectiva de carreira, que foram selecionados levando em conta critérios de diversidade e inclusão social. Com o retorno da OSB Jovem, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira reafirma o seu compromisso com a educação musical, presente em tantos outros projetos.

O grupo começa a apresentação com o Concerto para Clarinete nº 4, de Louis Spohr, obra emblemática do repertório solo para clarinete. Composta em 1834, a peça exibe uma escrita virtuosística para o instrumento, explorando a sua flexibilidade técnica e expressiva. Dividido em três movimentos tradicionais, AllegroAdagio, e Rondò Allegro, o concerto apresenta uma rica interação entre o solista e a orquestra, destacando-se pelas melodias cativantes, passagens líricas emocionantes e virtuosismo desafiador, demonstrando a maestria de Spohr tanto na composição quanto na compreensão das características e potencialidades do clarinete.

Na sequência, Sinfonia nº 1, Op. 21, de Ludwig van Beethoven, peça que marca o início da evolução sinfônica do compositor alemão, apresentando uma notável transição do estilo clássico para o romântico. Composta em 1800, a obra exibe uma abordagem fresca e inovadora, influenciada pelos padrões estabelecidos por Haydn e Mozart, porém revelando elementos distintivos do gênio de Beethoven, como dinâmicas mais ousadas, contrastes marcantes e uma sensibilidade emocional mais intensa. Os quatro movimentos da sinfonia, Allegro con brioAndante cantabile con motoMenuetto: Allegro molto e vivace, e Adagio, demonstram a genialidade de Beethoven na construção de temas memoráveis, desenvolvimento temático e uma habilidade excepcional na manipulação das texturas orquestrais, preparando o terreno para as obras-primas que estavam por vir em sua carreira.


OSB Jovem
Ignacio Garcia Vidal, regência
Márcio Costa, clarinete

Louis Spohr
Concerto para clarineta nº 4

Ludwig van Beethoven
Sinfonia nº 1, Op. 21


OSB Jovem na UERJ

Quando: 25 de abril, quinta-feira, às 19h
Onde: UERJ – Teatro Odylo Costa, filho (R. São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro)
Entrada franca


Foto: Renato Mangolin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *