OSPA apresenta-se em São Leopoldo

ATUALIZAÇÃO: A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) comunicou o adiamento do concerto em São Leopoldo devido às fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul. O concerto será reagendado oportunamente.

A partir do dia 03 de maio, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à secretaria de estado da Cultura (Sedac-RS), junta-se às comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. Dentro da programação organizada pelo governo estadual, constam quatro concertos em Porto Alegre e outras sete cidades ao longo de todo o ano. Na primeira apresentação, sexta-feira (03/05), a Orquestra viaja a São Leopoldo para se apresentar no Santuário Sagrado Coração de Jesus, às 20h. Regido pelo maestro Evandro Matté, o concerto é aberto a toda a comunidade, com entrada franca. A mezzosoprano Camila Umpiérrez participa como solista convidada.

Realizado em parceria com a prefeitura de São Leopoldo, o concerto dá início à Série Interior dentro da Temporada Artística 2024 da OSPA. A Orquestra abre a apresentação com um dos últimos compositores românticos alemães, Engelbert Humperdinck (1854-1921), executando a abertura da sua ópera Hänsel und Gretel, baseada no conto de fadas João e Maria. Estreada em 1893, a obra fez grande sucesso na Alemanha e continua sendo até hoje uma das óperas mais populares do repertório.

Em seguida, o conjunto executa trechos de duas obras-primas: o segundo movimento da grandiosa Sinfonia nº 7, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e a abertura da Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, de Johann Sebastian Bach (1685-1750). Outros dois célebres alemães estão presentes no programa: Johannes Brahms (1833-1897), com a animada Dança Húngara nº 5, e Jacques Offenbach (1819-1880), com a abertura da opereta Orfeu no Inferno.

O repertório inclui também outros compositores de língua alemã: os austríacos Franz Schubert (1797-1828), Johann Strauss II (1825-1899) e Franz Lehár (1870-1948). Como é tradição nos concertos da OSPA no interior, o programa traz uma peça brasileira: O Garatuja, composta por Alberto Nepomuceno e inspirada no romance homônimo de José de Alencar.

Camila Umpiérrez, mezzosoprano (Chico Lisboa)

Em sua estreia com a OSPA, a mezzosoprano Camila Umpiérrez cantará a Ave Maria, de Schubert e Hör’ ich Cymbalkänge!, de Zigeunerliebe, de Franz Lehár. Jovem talento que vem se destacando no canto lírico, Camila participou do projeto Ópera Estúdio em 2023 e protagonizou as recentes montagens de Suor Angelica, de Giacomo Puccini, e Carmen, de Bizet, no Theatro São Pedro. “Estar junto à OSPA, a orquestra do nosso estado e uma das principais do país, cantando como solista, é um dos meus sonhos que se realiza agora. Será um evento maravilhoso, cantando lindas obras, como a emocionante ‘Ave Maria’ de Franz Schubert, e a empolgante ‘Hör ich Cymbalklänge’ de Franz Lehár”, comenta a cantora.

OSPA no Bicentenário da Imigração Alemã

Terra de alguns dos maiores gênios da música, a Alemanha deu ao mundo nomes como Bach, Beethoven, Schumann, R. Strauss, Brahms e Mendelssohn. Ao longo de 2024, a OSPA leva a herança musical desses e de outros grandes compositores para Porto Alegre e para as cidades gaúchas que mais receberam imigrantes alemães 200 anos atrás. Os concertos integram a programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (estabelecida por decreto do governador do estado) e, dentro da temporada artística 2024 da OSPA, estão distribuídos entre quatro séries de concertos: Interior, Casa da OSPA, Coro Sinfônico e Música de Câmara Circulação.

Pela Série Interior, que há sete décadas faz a Orquestra circular por todo o estado, a OSPA viaja a sete cidades: São Leopoldo (03/05), Taquara (29/05), Erechim (07/07), Novo Hamburgo (19/09), Lajeado (11/10), Santa Cruz do Sul (12/12) e Lagoa dos Três Cantos (15/12). O Coro Sinfônico da OSPA também participa das comemorações com duas apresentações, em 27 de outubro e em 03 de novembro, ainda sem local confirmado. Pela Série Música de Câmara Circulação, grupos de músicos da OSPA também devem viajar pelo estado – as datas e locais serão divulgados posteriormente.

Em Porto Alegre, estão previstos quatro concertos da Série Casa da OSPA,  com ingressos já à venda pelo Sympla. O primeiro deles ocorre em 26 de julho, com o título Bicentenário da Imigração Alemã. Sob regência de Evandro Matté, o solista Christoph Hartmann, oboísta da Filarmônica de Berlim, e a Orquestra interpretarão obras de Richard Strauss, Antonio Pasculli e Beethoven. A Casa da OSPA recebe ainda os concertos Beethoven IX, em 14 de setembro, Wagner & Strauss,  em 30 de novembro, e Carmina Burana, nos dias 07 e 08 de dezembro.


Orquestra Sinfônica de Porto Alegre

Evandro Matté, regência
Camila Umpiérrez, mezzosoprano

Engelbert Humperdinck
Hänsel und Gretel – Abertura

Ludwig van Beethoven
Sinfonia nº 7 – II. Allegretto

Franz Schubert
Ave Maria [Arranjo Inácio Saldanha]

Johann Sebastian Bach
Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, BWV 1068 – I. Abertura

Johann Strauss II
Valsa do Imperador

Alberto Nepomuceno
O Garatuja

Franz Lehár
Zigeunerliebe – Hör’ ich Cymbalkänge!

Johannes Brahms
Dança Húngara nº 5

Jacques Offenbach
Orfeu no Inferno – Abertura


Quando: 03 de maio, sexta-feira, às 20h
Onde: Santuário Sagrado Coração de Jesus (Rua Luetgen, 78, Padre Reus, São Leopoldo, RS)
Ingressos: entrada franca
Este concerto disponibiliza medidas de acessibilidade. 


Foto principal: Maurício Paz (Evandro Matté rege a OSPA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *