Coral Paulistano canta compositores latino-americanos

Um programa que valoriza a palavra cantada, com obras magníficas de compositores cubanos (Beatriz Corona, Leo Brower), brasileiros (Antonio Ribeiro, Juliana Ripke, Ronaldo Miranda, Tatiana Catanzaro), venezuelanos (Modesta Bor e Elodie Bouny) e do México (Carlos Chávez) une o repertório a partir de um tema foi o escolhido para celebrar os 88 anos de existência do Coral Paulistano, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo criado por Mário de Andrade: Retorno a La Tierra, programa que será apresentado nos dias 30 de abril e 02 de maio (terça e quinta-feira), às 20h, no encantador espaço da Cúpula do TMSP, com poemas de Juan de La Cruz, Cecília Meireles, Pablo Neruda, Luis Beltrán Pietro Figueroa, Miguel Hernández e Quechua Emma Paz Noya.

“Esse programa será todo feito com compositores latino-americanos. Geralmente o foco da escolha de repertório é a música, os textos e a relação entre eles, porém, desta vez, o principal elemento para a escolha do repertório foi de que maneira essas ideias e pensamentos cantados poderiam falar sobre esse mesmo tema profundo da morte, da partida”, diz a regente Maíra Ferreira.

Entre essas obras, uma composição especialmente feita para essa apresentação: Retorno a la Tierra, da consagrada violonista Elodie Bouny, que recentemente lançou o disco Helping Hands com o também violonista e seu ex-companheiro Yamandu Costa.

“Aqui, a terra de que fala o título é nossa origem: da terra viemos e para a terra retornaremos. É um repertório quase todo à capela, temos apenas duas peças com percussão e não temos piano. É um formato que o Paulistano gosta muito de cantar, o da música à capela e que nos conecta muito com nosso público”, conclui Maíra Ferreira.

Participam também da apresentação o baixo José Maria Cardoso e um quarteto de percussão composto por Elias Joel, Henrique Schneider, Rian Frank e Thiago Sousa.


Retorno a la Tierra

Coral Paulistano
Maíra Ferreira, regência
José Maria Cardoso, baixo
Elias Joel, Henrique Schneider, Rian Frank e Thiago Sousa, percussão

Beatriz Corona
Penas (3’)

Carlos Chávez
Nonantzin (4’)

Ronaldo Miranda
Noite (5’)

Antonio Ribeiro
Noche Oscura (5’)

Tatiana Catanzaro
Sonnenstrahl von Barnimstrasse (6’)

Modesta Bor
La Brisa (3’)

Juliana Ripke
El sol, la rosa y el niño (5’)

Elodie Bouny
Retorno a la Tierra (10’)

Leo Brouwer
Cántico de Celebración (5’)


Quando: 30 de abril, terça-feira / 02 de maio, quinta-feira / sempre às 20h
Onde: Theatro Municipal de São Paulo (Cúpula)
Duração: aproximadamente 1h
Classificação: livre
Ingressos: R$ 16,50 (meia) / R$ 33 (inteira)


Foto: Rafael Salvador (na foto, Maíra Ferreira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *