“Municipal Circula” volta em terceira edição

Juntar o que há de melhor na produção artística do bairro com um corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo em uma mesma apresentação, e conquistar públicos para a música erudita, formando espectadores. Esse é um dos objetivos do projeto Municipal Circula, já em sua terceira edição. Desde 2021 ele amplia e promove o acesso à programação dos corpos artísticos da casa, que se apresentam em bairros periféricos de São Paulo junto a artistas locais. Essa ação é realizada a partir da articulação de parcerias com os CEUs, com a divisão de cultura da secretaria municipal de Educação, coletivos e com equipamentos culturais locais de diversas regiões paulistanas.

Em 2024 a programação vai de abril até novembro, e conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. O projeto também realiza ações em escolas públicas municipais e instituições culturais, nas regiões onde acontece a apresentação, voltadas à introdução da música clássica para diferentes idades. E ainda apresenta o filme de animação Pedro e o Lobo, que propõe atividades de ampliação da escuta musical e registro da percepção.

Desde o início das suas atividades, o Municipal Circula já esteve presente em mais de 190 locais em todas as regiões da cidade de São Paulo, e já recebeu mais de 22.800 espectadores de todas as idades e perfis.

Neste ano, a primeira apresentação acontece no dia 27 de abril, às 11h, no CEU Rosa da China, em Sapopemba (zona leste), com a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Paulo Galvão. O repertório inclui As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi. O Coletivo Samba da Nova fará a abertura da apresentação, tocando clássicos de Elza Soares, Leci Brandão e de Carolina Maria de Jesus, escritora do clássico da literatura Quarto de Despejo.

O primeiro semestre conta ainda com as apresentações no dia 04 de maio (Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, no CEU Pêra Marmelo, na zona oeste), no dia 25 de maio (Coro Lírico Municipal, sob a regência de Érica Hindrikson, no CEU Vila Curuçá, na zona leste da cidade), e no dia 08 de junho (Coro Lírico Municipal, no CEU Vila Atlântica, zona oeste).


Abertura do projeto Municipal Circula

Orquestra Experimental de Repertório
Paulo Galvão, regência

Quando: 27 de abril, sábado, às 11h
Onde: CEU Rosa da China, Sapopemba
Gratuito


Foto: Natália César.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *