OSB dará concerto gratuito na Praça Mauá com trechos de óperas

Nota do editor: esse conteúdo foi alterado. Originalmente informamos que o concerto aconteceria no sábado, dia 09/12, e, após a nossa publicação, a OSB nos informou que o concerto precisou ser adiado para o domingo, 10/12.

Cerca de 40 estudantes do Programa Vale Música das cidades de Belém (PA), Serra (ES) e Corumbá (MS) se unirão à Orquestra Sinfônica Brasileira no dia 10 de dezembro, próximo domingo, às 17h, para encantar o público com um grande concerto a céu aberto, na Praça Mauá. A apresentação celebrará o encerramento das atividades desenvolvidas entre a OSB e os jovens do programa, que participaram de ações didáticas e artísticas, juntos, ao longo de 2023.

A regência ficará a cargo do maestro Renan Cardoso, do Vale Música Belém, que conduzirá trechos de óperas famosas, como a abertura da ópera Carmen, de Georges Bizet; O mio babbino caro, da ópera Gianni Schicchi, e Un bel dì verdremo, da ópera Madama Butterfly, ambas de Giacomo Puccini; além da Melodia Sentimental, da suíte sinfônica A Floresta do Amazonas, de Heitor Villa-Lobos, entre outras. A solista será a soprano Gabriella Pace.

Ao longo de todo o ano, os jovens do Vale Música, programa autoral do Instituto Cultural Vale e que patrocina a Orquestra Sinfônica Brasileira por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizaram atividades como aulas, mentoria artística, residências pedagógicas, workshops, e participações em concertos, que tiveram como objetivo aprimorar a técnica instrumental dos alunos e oferecer-lhes uma vivência orquestral.

A soprano Gabriella Pace

“Em 2023, os músicos da OSB estiveram mais uma vez preparando esses jovens de diversas formas para melhorarem seu desempenho musical. Essas interações são muito importantes para aprofundarmos o entrosamento, estimulando trocas e intercâmbios de conhecimentos, focando no aperfeiçoamento da performance de palco dos alunos”, diz Ana Flávia Cabral Souza Leite, vice-presidente executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira.

O concerto e as ações integram o Conexões Musicais, programa de responsabilidade social da Fundação OSB em atuação desde 2017, que já esteve presente em 30 municípios e impactou diretamente mais de 5.500 alunos. A iniciativa tem como objetivos principais a valorização da cultura local, a transformação social em territórios de vulnerabilidade socioeconômica e a aproximação do público jovem da música de concerto, levando aprimoramento técnico a estudantes de música atendidos por projetos sociais parceiros.

–**–

PROGRAMA

Concerto de Integração Vale Música

Orquestra Sinfônica Brasileira
Alunos do Programa Vale Música
Renan Cardoso, regência
Gabriella Pace, soprano

Georges Bizet
Carmen – Abertura

Giacomo Puccini
Gianni Schicchi – O mio babbino caro

Franz Lehár
Giuditta – Meine Lippen, sie küssen so heiß

Lorenzo Fernandez
Batuque

Giacomo Puccini
Madama Butterfly – Un bel dì vedremo

João Guilherme Ripper
Domitila – Diga em quantas linhas

Heitor Villa-Lobos
A Floresta do Amazonas – Melodia Sentimental

Piotr Ilich Tchaikovsky
Suíte Lago dos Cisnes

Georges Bizet
Suíte L’Arlésienne nº 2 (Farandole)

Piotr Ilich Tchaikovsky
Marcha Eslava

–**–

SERVIÇO

Quando: 10 de dezembro, domingo, às 17h
Onde: Praça Mauá, Centro, Rio de Janeiro (ao ar livre)
Entrada franca / classificação: livre

–**–

Foto principal: Zô Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *