Coral Jovem do Estado abre a sua temporada

O Coral Jovem do Estado, grupo artístico ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, divulgou a programação da temporada 2024. Entre abril e dezembro, serão várias apresentações em São Paulo, incluindo a participação na turnê do tenor italiano Andrea Bocelli no mês de maio.

Com 45 anos de atividades, o Coral Jovem busca desenvolver as habilidades dos bolsistas em uma proposta artístico-pedagógica que abrange performance, interpretação vocal, expressão corporal e sensibilidade musical. Sob a regência de Tiago Pinheiro de Souza e preparação vocal de Marília Vargas, o coro estabeleceu um importante tripé artístico: além do fundamental repertório lírico, passou a explorar a música antiga e a popular.

Em 2024, a estreia da temporada será com o programa A Canção do Espírito, com participação da pianista Juliana Ripke. Os concertos serão gratuitos e acontecem nos dias 27 e 28 de abril, na Capela do Colégio Santa Inês e no Pateo do Collegio, respectivamente. O repertório irá apresentar composições de Hildegard Von Bingen, Henry Purcell, Johannes Brahms, Benjamin Britten, Ernst Widmer, Antônio Ribeiro e obras do Livro Vermelho de Montserrat, manuscrito que reúne canções do final da Idade Média.

Depois, no mês de maio, a turnê brasileira de celebração de 30 anos de carreira de Andrea Bocelli terá a presença do Coral e da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, com shows em Belo Horizonte (17/05), Brasília (21/05), e São Paulo (25 e 26/05).

Na sequência do ano, o Coral Jovem realizará concertos em junho, no dia 14, no Auditório da USP, e em setembro, quando apresenta o programa Estrela, no dia 21, no Theatro São Pedro. A apresentação terá obras de Luiz Iruarrizaga, Dinorah de Carvalho, Cécile Chaminade, Kerry Andrew, Kim André Arnesen, Arvo Pärt, Chico Buarque e José Penalva. Já no dia 22 de setembro, na Sala São Paulo, Rio Mar traz ao público interpretações de Rodrigo Lima, Gilberto Mendes, Josyara, Chico Buarque, Djavan, Caetano Veloso, Lenine, Luan Augusto, Gilberto Gil, Maria Beraldo e Priscila Magela.

O mês de novembro mostra o programa Todas as Vidas, com músicas que foram compostas ou arranjadas especialmente para o Coral Jovem ao longo dos últimos anos. Com regência de Tiago Pinheiro, o projeto terá Marília Vargas na preparação vocal e regência e Juliana Ripke no piano e cravo. O programa contempla obras de Tiganá Santana, Antonio Ribeiro, Hilda Hilst, Rodrigo Lima, Paulo Leminski, André Mehmari, Raul do Valle, Juliana Ripke, Jean Garfunkel, Paulo Garfunkel, Luciano Cossina, Clarice Assad, Cátia de França, Paulo Zuben e Friederich Nietzsche, com concertos nos dias 16 de novembro, no Teatro Barueri, e 17 de novembro, no Theatro São Pedro.

E para fechar a temporada, o grupo participará do concerto de outorga do Prêmio Ernani de Almeida Machado, na Sala São Paulo, em 15 de dezembro. Em conjunto com a Orquestra Jovem do Estado, Coral do Guri de São Paulo, Coro Contemporâneo de Campinas, Coro Acadêmico da OSESP e Coro da EMESP Tom Jobim, o concerto mostrará ao público a emblemática Sinfonia nº 9, de Ludwig van Beethoven.


Coral Jovem do Estado – Abertura da Temporada 2024

A canção do espírito

Tiago Pinheiro, regência
Marília Vargas, preparação vocal
Juliana Ripke, piano

Hildegard von Bingen
Caritas Abundat

Henry Purcell
Hear my prayer

Johannes Brahms
Geistlieches Lied, Op. 30

Anônimo
Pollorum Regina [do Livro vermelho de Montserrat]

Benjamin Britten
Rejoice in the Lamb

Ernst Widmer
Salmo 150

Antonio Ribeiro
Logium 22

Anônimo
Cuncti Simus Concanentes [do Livro vermelho de Montserrat]



Foto: Heloisa Bortz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *